Fetag-RS pede adiantamento do valor de comercialização da safra de fumo Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Canal Rural Play

Fetag-RS pede adiantamento do valor de comercialização da safra de fumo

Em entrevista ao Rural Notícias, o presidente da entidade falou da situação do pequeno produtor diante da pandemia do novo coronavírus

A situação dos agricultores familiares no RIo Grande do Sul está cada vez mais preocupante. A estiagem e agora, o Covid-19 colocam em xeque-mate a sustentabilidade financeira das famílias. Para os produtores de fumo a situação não é diferente.

De acordo com a  Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), essa é uma época crucial para a cadeia produtiva, com a entrega da safra, e os fumicultores estão encontrando diversas dificuldades.

Informado pelas empresas fumageiras o fechamento temporário de suas matrizes produtivas, o agricultor fica neste momento sem saber como agir, pois grande parte ainda tem sua safra no galpão ou já entregou, mas ainda não recebeu.

Para buscar amenizar o problema, entidade solicitou às empresas fumageiras a antecipação ou o adiantamento de parte do valor a ser comercializado pelo produtor na safra. “Precisamos olhar o lado mais fraco desta cadeia, o produtor. Sabemos que as empresas buscam estreitar a parceria, agora é a hora, auxiliando quem mantêm a indústria, o agricultor”, disse o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva.

Sair da versão mobile