Imagem do Brasil: Prender desmatador será ação mais efetiva, diz Daoud Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Imagem do Brasil: Prender desmatador será ação mais efetiva, diz Daoud

Comentarista analisa esforço do governo em demonstrar comprometimento com o meio ambiente

Após a polêmica internacional envolvendo queimadas em áreas da Amazônia, o início da semana foi marcado por tentativas de reverter a imagem do Brasil em relação ao comprometimento com o meio ambiente. Em Nova York, onde acontece a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou a criação de um fundo internacional de desenvolvimento para a Amazônia.  

Segundo ele, o fundo está sendo estruturado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com ajuda do BNDES, e terá como objetivo captar recursos para a criação de uma ampla agenda de bioeconomia para o bioma amazônico. Além disso, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou nos EUA um acordo se comprometendo a levar adiante o desenvolvimento estrutural do país com preservação e sustentabilidade.

Além da campanha do governo, um grupo de empresários e ONGs do Brasil lançou um desafio chamado de “Amazônia Possível”. A ideia é combater a ilegalidade dentro de cada cadeia a fim de conter o desmatamento na região.

Para o comentarista Miguel Daoud as ações são positivas, mas é preciso mostrar que a lei será cumprida sob qualquer circunstância. “Se você pega um desmatador, queima a máquina dele, põe na cadeia e mostra para o público, essa ação tem um efeito muito mais efetivo”, afirma.

Sair da versão mobile