Moratória da soja: ‘Jogo das tradings implica diminuição do preço’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Moratória da soja: ‘Jogo das tradings implica diminuição do preço’

O comentarista Benedito Rosa afirma que a decisão de não comprar grãos produzidos no bioma amazônico não foi tomada pensando no meio ambiente

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) solicitou nesta quinta-feira, 14, que o governo federal crie mecanismos para que exportadores e produtores cheguem a um consenso em relação à moratória da soja. Nos últimos meses, sojicultores e entidades reclamaram que as tradings estão se negando a comprar grãos de áreas do bioma amazônico, mesmo de onde é autorizado produzir.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que representa grande parte das empresas, alega que as exigências são feitas pelos compradores e que um possível fim do acordo poderia impactar o mercado brasileiro.

O comentarista Benedito Rosa afirma que não é uma questão ecológica, mas de mercado. Segundo ele, as tradings se negam a comprar e fazem com que a soja seja vendida por valores mais baixos. “Se fosse um tema ecológico, a preocupação seria só comprar soja de origem sustentável, e eles [outros países] fariam mais trabalhos de reflorestamento em seus próprios países”, conclui.

Sair da versão mobile