‘PL de renegociação de dívidas não é o melhor para todos os produtores’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

‘PL de renegociação de dívidas não é o melhor para todos os produtores’

Segundo o comentarista Ivan Wedekin, os débitos serão prorrogados nas taxas atuais de juros e a tendência é que os encargos caiam no próximo Plano Safra

O Senado aprovou o projeto de lei que prorroga dívidas das agricultura familiar por pelo menos um ano. Porém, segundo Ivan Wedekin, ex-secretário de Política Agrícola e especialista em crédito rural, esse pode não ser o melhor caminho para todos os produtores. “[Os débitos] serão prorrogados nas taxas de juros do contrato atual. No próximo Plano Safra, o governo deve baixar as taxas”, diz, complementando que o produtor só deve recorrer a esse recurso em caso de absoluta necessidade.

Além disso, Wedekin destaca que as entidades do agronegócio precisam lutar para aumentar o acesso ao crédito rural. “Temos 3,9 milhões de estabelecimentos agrícolas no Brasil, mas apenas 1,2 milhão de contratos são feitos, ou seja, a penetração é de apenas 30%”, destaca. Segundo ele, é preciso reduzir a burocracia na hora de tomar um empréstimo, pois “o produtor se cansa de tanta documentação que precisa apresentar”.

Por fim, Wedekin afirma que diante da situação econômica atual o melhor a se fazer é trabalhar com tecnologia de ponta para maximizar os lucros. “Tecnologia inferior gasta menor, mas ganha menos”, salienta.

Sair da versão mobile