Safra do café arábica pode registrar déficit global de 7%, diz consultoria Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Café

Safra do café arábica pode registrar déficit global de 7%, diz consultoria

Entre os fatores que podem levar a esse cenário, estão as perspectivas para as safras da América Central e o aumento da demanda pelo grão

grãos de café em mãos femininas
Foto: Şahin Yeşilyaprak/Unsplash

Segundo estimativa do Banco Rabobank, há uma previsão de um déficit de 5,5 milhões para a safra 19/20 do café arábica. O aumento de demanda pelo grão e as perspectivas para as safras da América Central são alguns dos fatores que levam a esse cenário.

O analista de café do banco, Guilherme Morya, explica que o principal fator é a baixa produção na bienalidade negativa aqui do Brasil colaborado também pela América Central. 

“Paralelo a isso, não podemos esquecer que o café conilon teve uma produção muito boa no mundo, em especial no Brasil nessa última safra. Então com o déficit do arábica e o superávit que estamos estimando do conilon, teremos no final um déficit global de menos 4,1 no total”, aponta Morya.

O analista prevê um cenário otimista em relação aos preços do café, especialmente devido ao déficit previsto para a safra 19/20: “o volume do café não alterou e a qualidade também vai impactar na questão dos preços, então temos uma previsão de uma leve melhora”

De acordo com Morya, a estimativa é que os preços cheguem a US$ 1 dólar até outubro. “Tirando a volatilidade cambial, que tem um impacto muito forte, podendo atrapalhar e influenciar o mercado, esperamos que o café melhore um pouco”, relata.

Sair da versão mobile