‘Trump deve aguardar reação da China sobre Irã para assinar acordo’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

‘Trump deve aguardar reação da China sobre Irã para assinar acordo’

O professor da USP Celso Grisi avalia que o presidente dos Estados Unidos está sendo cauteloso para assinar a fase 1 do acordo comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta semana que a fase 2 do acordo comercial com a China só deve ser oficializada após as eleições presidenciais, em novembro deste ano. Em outra declaração, ele afirmou que a fase 1 pode ficar para depois do dia 15, data programada pelas duas nações.

Essa indecisão, de acordo com o professor da Universidade de São Paulo (USP) Celso Grisi, pode ter sido gerada após a escalada de violência entre Estados Unidos e Irã, que culminou em uma sanção feita pelos norte-americanos aos iranianos.

“Com as novas retaliações feitas ao Irã, é provável que o presidente norte-americano esteja esperando a reação chinesa diante dessas novas sanções para então encaminhar o acordo comercial”, disse Grisi.

A China já se posicionou contrária aos ataques ao Irã, mas a tendência é que a tensão diminua nos próximos dias.

Além disso, segundo Grisi, existe um problema no acordo que é o fato de ele não ter sido concluído. “Falta redigir alguns temas e depois é preciso haver a tradução para três línguas. Há detalhes jurídicos extremamente complexos”, contou

Sair da versão mobile