Porto de Paranaguá tem aumento de 12% na movimentação de cargas no 1º semestre Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Porto de Paranaguá tem aumento de 12% na movimentação de cargas no 1º semestre

Frango congelado é o produto mais exportado, representando 33% de tudo o que é embarcado em contêineres pelo terminal paranaense

Nos primeiros seis meses deste ano, foram transportadas 5,6 milhões de toneladas em contêineres pelo Porto de Paranaguá nos dois sentidos de comércio – importação e exportação. O volume é cerca de 12% maior que os 5 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020. Na exportação, foram 2.973.873 toneladas de cargas embarcadas; em importação, 2.589.673 toneladas.

O frango é o produto mais exportado em contêineres pelo terminal paranaense. De janeiro a junho, 875.872 toneladas saíram do Porto de Paranaguá rumo ao mercado internacional. Com alta de 2% em relação às 855.782 toneladas registradas no mesmo período do ano anterior, o produto representa 33% de tudo o que é embarcado em contêineres pelo porto paranaense.

Cerca de 80% da carne de ave congelada que saiu por Paranaguá, no primeiro semestre, foi produzida no próprio estrado do Paraná. Os outros 20% se dividiram entre produtos de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo.

A China segue como o principal destino do frango exportado pela TCP, empresa que opera este tipo de carga no Paraná. Também são compradores da carne Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes, África do Sul e outros mais de cem países.

O Porto de Paranaguá, através da TCP, opera o maior corredor de exportação de aves congeladas no mundo. “Oferecemos ao produtor a maior estrutura reefer da América Latina e soluções intermodais que garantem a segurança e a qualidade das cargas que são escoadas pelo terminal”, afirma o diretor comercial e institucional da empresa, Thomas Lima.

Também têm evidência na exportação por contêineres a madeira (13% do movimentado em toneladas); celulose (7%); papel (3%); carne bovina (3%); carne suína (2%); curtumes (2%); e gordura e óleos (2%). Os 35% restantes são divididos entre outros 58 tipos de produtos.

Importações por Paranaguá

Entre os itens mais importados em contêineres pelo Porto de Paranaguá estão os fertilizantes, que representam 11% do total dos produtos que chegam por essa modalidade. No primeiro semestre do ano, foram 225.310 toneladas de produtos desembarcadas em big bags – 15,7% a menos que no ano passado (267.447 toneladas).

O segundo produto que mais chega em contêineres pelo terminal paranaense é o plástico – 9% do total importado em contêineres. Em volume, as importações de plástico cresceram 44%. Neste ano, de janeiro a junho, foram 185.773 toneladas. Em 2020, no mesmo período, 128.939 toneladas.

Sair da versão mobile