OMC alerta sobre número de restrições globais sobre exportação Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Economia

OMC alerta sobre número de restrições globais sobre exportação

Pela primeira vez desde o início do monitoramento em 2009, o número de restrições à exportação superou as restrições sobre à importação

A diretora-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, alertou para o número de restrições em nível global à exportação que ainda estão em andamento, considerando que deveriam “ser motivo de preocupação”.

A declaração aconteceu durante evento de lançamento do relatório anual sobre comércio global, divulgado nesta terça-feira (6), pela organização.

“De 78 restrições sobre exportação de comida, rações e fertilizantes desde o começo da guerra da Ucrânia em fevereiro, 57 continuam em vigor, cobrindo cerca de US$ 56,6 bilhões em comércio. Esses números aumentaram desde meados de outubro, o que deve ser motivo de preocupação”, argumenta a diretora-geral.

“Retirar essas restrições é fundamental para reduzir os picos de preços e a volatilidade, permitindo urgentemente que os bens de consumo fluam para onde precisam”, acrescentou.

No relatório, a OMC observa que, pela primeira vez desde o início do monitoramento em 2009, o número de restrições à exportação superou as restrições sobre à importação.

Entre outubro de 2021 e outubro de 2022, países-membros da organização introduziram mais medidas facilitadoras do que restritivas, especialmente sobre importações.

O documento também apresenta registrou desaceleração de medidas relacionadas à covid-19 para mitigar impactos sociais e econômicos da pandemia, com queda acentuada no período analisado. Diversas iniciativas foram rescindidas ou emendadas a outras.

Sair da versão mobile