Imunização contra febre aftosa na Bahia vai até 30 de novembro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

VACINAÇÃO

Imunização contra febre aftosa na Bahia vai até 30 de novembro

Último foco da doença identificado na Bahia ocorreu em 1997. Para o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola, o trabalho contra a aftosa requer esforço conjunto

vacina febre aftosa
Foto: Arquivo/Mapa

Com início no dia primeiro de novembro, a segunda etapa de vacinação da febre aftosa na Bahia segue até o próximo dia 30 para bovinos de zero a 24 meses. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na última campanha, em maio de 2023, 94% do total de 4,5 milhões de animais nessa faixa etária foram vacinados contra a doença, que impede a exportação para diversos países.

Desde 1968, o estado da Bahia realiza a vacinação contra a febre aftosa, alcançando patamares superiores aos exigidos pelos organismos internacionais de sanidade animal e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

“Convocamos toda a cadeia produtiva para participar desta ação. A sociedade, empenhada e unida, pode fortalecer o segmento, ajudar a Agência nesta importante tarefa e impactar no desenvolvimento econômico em todos os territórios da Bahia. Ninguém faz defesa agropecuária sozinho e todos nós, juntos, fazemos a defesa agropecuária em nosso estado”, avalia o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Nesta etapa a Adab informou que está dando ênfase também para outras duas ações essenciais na defesa agropecuária: a geolocalização de propriedades e a vacinação de bezerras contra a Brucelose. 

Para o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola, o trabalho contra a aftosa requer esforço conjunto.

“Coesão sempre foi característica do segmento e temos um imenso patrimônio da produção rural para defender. Por isso, temos certeza que a sanidade do rebanho é prioridade na pauta dos criadores”, enfatiza o diretor.

Segundo Spínola, o último foco de febre aftosa identificado na Bahia ocorreu em 1997 e a partir daí o estado iniciou um intenso trabalho de combate à doença, incluindo a criação Adab, em 1999. 

“Temos que estar juntos em todas as ações, realizando as atividades de forma compartilhada e coordenada com sindicatos, cooperativas, frigoríficos e toda cadeia produtiva do agronegócio”, diz o Coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA-Ba), José Neder.

“A Adab é um órgão que trabalha com prevenção de doenças para atestar a qualidade da produção, garantir a pujança do segmento na Bahia e, assim, promover o crescimento da pecuária baiana”, pontua.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile