Lula inaugura obra do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

INFRAESTRUTURA

Lula inaugura obra do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

No total, a Fiol terá 1.527 quilômetros de extensão. A ferrovia ligará o futuro porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis, no Tocantins

Nesta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3), o início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o primeiro projeto do Plano Anual de Contratações (PAC).

Essa porção da linha ferroviária tem como objetivo unir a cidade de Caetité, localizada no sudoeste do estado da Bahia, à cidade de Ilhéus, situada no sul do mesmo estado.

O trecho da ferrovia terá uma extensão de 537 quilômetros e passará por 19 municípios.

A responsabilidade pela execução das obras foi confiada à empresa Bahia Mineração (Bamin), que obteve a concessão da construção através de um leilão.

Embora o prazo para a conclusão dessa etapa seja até 2027, o presidente Lula solicitou aos empresários celeridade na entrega do empreendimento.

“Eu gostaria de fazer um apelo aos empresários: é necessário que vocês entreguem a ferrovia antes de 31 de dezembro de 2026. Se for preciso, trabalhem além do horário normal e até mesmo aos fins de semana para que possamos inaugurá-la o mais rápido possível. Caso contrário, corremos o risco de permitir que outra ‘coisa negativa’ retorne ao nosso país, e a ferrovia em questão fique paralisada novamente”, afirmou.

Além disso, Lula destacou que o país deixou de investir na formação de engenheiros especializados em ferrovias e na indústria ferroviária em si.

“O Brasil não produz mais trilhos. Na verdade, nem dormentes são fabricados aqui. Eu me recordo que criamos a maior fábrica de dormentes do mundo quando começamos a construir a Transnordestina, mas agora ela está inativa. Há 40 anos, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) produzia trilhos, mas hoje não produz mais”.

“É vergonhoso para um país do tamanho do Brasil, que deseja possuir uma extensa malha ferroviária para facilitar o transporte de sua riqueza, ter que importar trilhos de outros países. Temos uma quantidade significativa de minério de ferro e siderúrgicas em nosso território. Isso é um desafio para nós, pois o Brasil está importando trilhos quando poderia produzi-los internamente”.

Ferrovia de Integração Oeste-Leste

No total, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) será composta por três trechos, que somarão uma extensão total de 1,5 mil quilômetros.

A proposta é que a ferrovia conecte o futuro Porto de Ilhéus à cidade de Figueirópolis, no Tocantins, onde haverá a interligação com a Ferrovia Norte-Sul.

A infraestrutura em questão será utilizada para o escoamento de grandes quantidades de minério proveniente da região Sul da Bahia e de grãos oriundos da região oeste do país.

Em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governo federal está em busca da concessão para os outros dois trechos da Fiol: a Fiol II, que ligará Caetité a Barreiras, cujas obras já estão em andamento, e a Fiol III, que vai de Barreiras a Figueirópolis, aguardando ainda a obtenção da licença de instalação.

Sair da versão mobile