PL deve potencializar comercialização de queijos na Bahia Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EXPECTATIVA

PL deve potencializar comercialização de queijos na Bahia

Se sancionada pelo governador, pequenos produtores poderão comercializar queijos certificados em todo estado

Produtores de queijo da Bahia destacaram a expectativa pela sanção do Projeto de Lei (PL) 25.046/2023, que autoriza o comércio de produtos de origem animal, certificados com o selo SIM/CONSORCIO, em todo o território estadual.
Foto: Azerbaijan Stocks/Freepik

Produtores de queijo da Bahia destacaram a expectativa pela sanção do Projeto de Lei (PL) 25.046/2023, que autoriza o comércio de produtos de origem animal, certificados com o selo SIM/CONSORCIO, em todo o território estadual.

Uma comitiva de produtores do setor participou de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na última terça-feira (24), na capital da baiana.

De acordo com a SDE, órgãos estaduais e privados, tem articulado junto com a secretaria, a certificação de pequenos produtores no estado.

Os esforços são em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Sebrae, a Associação Comer Queijo e o setor produtivo.

“A Bahia possui queijos e iogurtes artesanais de muita qualidade, premiados nacional e internacionalmente. Iniciamos o processo de discussão junto a diversos órgãos do Estado para avançarmos nessa certificação e viabilizamos o livre comércio dos produtos nas diversas regiões do nosso estado”, explicou o secretário da SDE, Angelo Almeida.

Foto: Mário Marques/SDE

O gestor também destacou a importância do projeto de lei e disse que a sanção do PL pelo governador Jerônimo Rodrigues é aguardada com muita esperança pelos produtores.

Segundo Almeida, é a consolidação de que esses produtos agora poderão acessar um mercado mais amplo e diversificado. “São itens de extrema qualidade que chegarão à mesa do consumidor, que hoje está mais exigente quanto à procedência dos produtos que consome”, pontuou.

Expectativa

O presidente da Associação Comer Queijo, Frederico Teixeira, também destacou o avanço do setor a partir da consolidação do PL.

“A expectativa é muito grande. A gente quer muito essa regulamentação para que os produtores tenham segurança. Estamos falando de queijos e iogurtes que já foram premiados na França. A Bahia está se destacando e a gente precisa levar esse alimento rico para os nossos clientes”, disse Teixeira.

O produtor João Campos ressaltou que o PL 25.046/2023 vai viabilizar o negócio dos pequenos e médios produtores.

Segundo ele, os produtores que possuem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), estão limitados à comercialização em um número específico de municípios que compõem o consórcio ao qual ele faz parte.

“Com a chegada do SUSAF, a gente consegue romper a barreira dos consórcios e vender os produtos nos polos comerciais mais atrativos no estado, incluindo em Salvador”, destacou Campos.

De acordo com o portal Gov.Br, o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF), credencia os serviços de Vigilância Sanitária e Inspeção Municipal, atesta a segurança sanitária dos produtos e certifica-os.

Com este selo de certificação, a agroindústria familiar e de pequeno porte podem comercializar seus produtos em todo o estado.

Também participaram da reunião os produtores André Moraes, da Queijaria Nobre; André Augusto Teixeira, da Fazenda Emo; Caio Freitas, da Morrinhos Artesanais, e João Pedro Almeida, da Fazenda Graciosa.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile