Plataforma facilita gestão de propriedades de soja na Bahia Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Bahia

Plataforma facilita gestão de propriedades de soja na Bahia

Plataforma facilita a gestão das propriedades de soja, além de estimular a adoção de práticas de manejo sustentáveis e de baixo carbono

Uma plataforma digital voltada para a gestão de dados e indicadores territoriais e ambientais da cadeia de suprimentos da soja do Oeste da Bahia já está disponível para produtores e interessados.

O Sistema de Inteligência Territorial e Monitoramento Ambiental (SIMA) está sendo apresentado aos membros da cadeia produtiva agrícola da região para utilização no campo.

“Trata-se de um aplicativo web, um sistema que funciona através da internet, que tem o objetivo de integrar essas informações territoriais e de meio ambiente que tanto são importantes para nossas instituições e produtores”, explica Fabrício Moura, líder técnico do Senai/Cimatec.

A plataforma é desenvolvida pela instituição para a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em colaboração com a Fundação Solidaridad e apoio do Land Innovation Fund.

De acordo com o núcleo de analistas ambientais da Aiba, a plataforma facilita a gestão das propriedades de soja, além de estimular a adoção de práticas de manejo sustentáveis e de baixo carbono, favoráveis para a mitigação das mudanças climáticas.

O SIMA permite ao produtor rural acessar todas as informações importantes para a propriedade rural como publicações no diário oficial, CAR, dados de recursos hídricos e outorgas de uso da água, além de oferecer ainda uma calculadora de carbono, sistema que faz o balanço da atividade agrícola com indicativo da sustentabilidade de cada empreendimento.

O SIMA faz parte do Programa de Inovação e Sustentabilidade do Oeste da Bahia, da Aiba, do qual fazem parte um conjunto de iniciativas e ações integradas, voltadas para o fortalecimento e impulsionamento à adoção de práticas conservacionistas, incentivo a inovação, uso de tecnologias e ampliação da comunicação.

O produtor e demais interessados podem acessar a plataforma ou fazer o cadastro gratuitamente, através do site.

Sair da versão mobile