Polícia prende grupo que cultivava maconha em fazendas na Bahia Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OPERAÇÃO KARIRI

Polícia prende grupo que cultivava maconha em fazendas na Bahia

De acordo com o MPBA, lucro obtido pela organização criminosa era revertido na compra de bens e imóveis de alto padrão

operação kariri, fazenda, família, organização criminosa, plantação de maconha, bahia, Pernambuco, Brasília, São Paulo
Foto: Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia

Um homem apontado como líder de uma organização criminosa “familiar” que plantava maconha em propriedades rurais na Bahia, morreu após resistir a prisão e entrar em confronto com a polícia em Ibotirama, no Vale São-Franciscano, durante a Operação Kariri.

De acordo com o Ministério Público da Bahia (MPBA), a operação foi uma ação conjunta deflagrada pelo MPBA, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e pela Polícia Federal.

Também participaram da operação a Companhia Independente de Ações no Cerrado (CIPE Cerrado) e a 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (28ª CIPM).

Foto: Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia

Foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (21), sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão contra envolvidos com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e imóveis, que totalizam cerca de R$ 50 milhões, incluindo seis imóveis de alto padrão e cinco fazendas, localizados nos estados da Bahia e Pernambuco.

Foto: Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia

Cerca de 100 policiais participaram da operação e cumpriram ordens judiciais nas cidades de Salvador, Feira de Santana, América Dourada, Morpará, Ibititá e Muquém do São Francisco, na Bahia; além das cidades de Brasília, São Paulo e Ibimirim, no estado de Pernambuco.

Início das investigações

O MPBA informou que as investigações começaram em 2019. Desde então, um total de três flagrantes foram realizados, nos quais foi apreendida mais de uma tonelada de drogas e roças de maconha foram erradicadas.

Com o trabalho, foi possível identificar o responsável pela organização criminosa e toda a cadeia de lavagem de capitais. 

A Operação Kariri identificou também que a família alvo da investigação é de originária do estado de Pernambuco e se instalou em Feira de Santana (BA).

Foto: Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia

O lucro obtido investigados era revertido na compra de bens imóveis de alto padrão, beneficiando toda a família e parentes próximos, que forneciam contas bancárias para tentar ocultar o rastreio do dinheiro pela Polícia Federal.

No total foram identificadas cinco fazendas pertencentes ao principal alvo da investigação, que constam em nome de terceiros.

Balanço da operação

  • 5 armas apreendidas;
  • 4 veículos apreendidos;
  • 6 apartamentos sequestrados;
  • 5 fazendas sequestradas;
  • 6 prisões preventivas (5 prisões e 1 Auto de Resistência);
  • 20 Mandados de busca e apreensão cumpridos.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile