'Vai garantir maior competitividade', diz relator sobre projeto do autocontrole agropecuário

Brasília

'Vai garantir maior competitividade', diz relator sobre projeto do autocontrole agropecuário

Na visão do senador Luiz Carlos Heinze, do PP do Rio Grande do Sul, a proposta é positiva para o setor

O plenário do Senado Federal deve analisar, a partir das 10h desta terça-feira (20), o projeto de lei de número 1.293/2021. A proposta, que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, trata sobre os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária.

+ Defensivos agrícolas: comissão do Senado aprova PL que flexibiliza regras

Relator de plenário do projeto, o senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS) não tem dúvidas de que o projeto será positivo para o setor. De acordo com ele, uma vez aprovada, a proposta “vai garantir maior competitividade” dentro da esfera da agropecuária brasileira. “É um projeto que irá modificar a forma como é realizada a fiscalização”, comenta o parlamentar em contato com a reportagem do Canal Rural.

O texto em tramitação no Senado reúne nove capítulos e 51 artigos, além de 25 emendas apresentadas pelos senadores. Em resumo, o PL propõe a adoção de sistema de autocontrole completo, com realização de inspeções periódicas na cadeia produtiva agropecuária do país. Além disso, a proposta defende a criação do “Programa de Incentivo à Conformidade” para aperfeiçoar as auditorias no setor.

“Resolve a questão do déficit de servidores do Ministério da Agricultura e elimina barreiras para o crescimento das nossas exportações” — Luiz Carlos Heinze

No Senado, antes de chegar ao plenário, o tema já havia sido aprovado no último dia 2 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, colegiado ao qual Heinze faz parte. Na ocasião, ele lembrou que modo similar de fiscalização já é adotado na Europa e nos Estados Unidos, por exemplo.

“O PL resolve impasses burocráticos, moderniza a fiscalização, resolve a questão do déficit de servidores do Ministério da Agricultura e elimina barreiras para o crescimento das nossas exportações”, destacou Heinze na ocasião em que o assunto foi analisado pela comissão.

O texto do projeto sobre o autocontrole agropecuário

Câmara e Senado
Foto: Agência Brasil

Pelo texto a ser votado pelos senadores, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e demais órgãos públicos integrantes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) “poderão credenciar pessoas jurídicas ou habilitar pessoas físicas” para a criação e execução de sistemas de autocontrole que mantenham seus produtos, rebanhos e lavouras saudáveis. Posteriormente, caberá ao Estado chancelar e fiscalizar o cumprimento desses programas.

Se for aprovado pelo plenário do Senado sem modificações do que passou pela Câmara dos Deputados, o texto seguirá para sanção presidencial.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile