Fundação Nishimura assina convênio para apoiar inovação na educação em MS | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FORMAÇÃO

Fundação Nishimura assina convênio para apoiar inovação na educação em MS

Município de Maracaju será o primeiro a adotar modelo de aprendizagem profunda na rede pública de ensino

convênio para educação entre prefeitura de Maracaju e Fundação Nishimura
Foto: divulgação

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia assinou um convênio para apoiar a inovação na rede municipal de ensino de Maracaju, em Mato Grosso do Sul. A proposta é oferecer uma abordagem diferenciada para trabalhar com os alunos desde o ensino fundamental, baseada no conceito de aprendizagem profunda.

Com o convênio, Maracaju será a primeira cidade do país a adotar esse modelo educacional na rede pública de ensino.

A assinatura ocorreu no último sábado (10), na escola municipal João Pedro Fernandes, como parte das comemorações da 52ª Expomara e em celebração aos 99 anos de Maracaju, e contou com a presença do governador do estado, Eduardo Riedel.

Aprendizagem profunda

De acordo com a Fundação Nishimura, a aprendizagem profunda (profound learning) é um sistema capacitador que vai além do tradicional modelo de educação baseado no controle e comando. Criado por Tom Rudmik, um educador canadense, esse modelo dá ênfase à inovação e à criatividade, permitindo que os estudantes assumam o controle e a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado, o que elevaria a motivação dos estudantes e a efetividade do sistema.

Para o superintendente-executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, essa metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. Segundo ele, a parceria entre professor e aluno estimula a autonomia do estudante, levando à inovação ao mesmo tempo em que há domínio do conteúdo.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile