Mais de 500 pinguins morrem por causa de ciclone

Nacional

Mais de 500 pinguins morrem por causa de ciclone

Óbitos foram registrados pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos desde a última terça-feira (9)

Uma senhora de 73 anos de idade não foi a única vítima fatal do ciclone extratropical que passou pelo Brasil nesta semana. Dados divulgados ao site G1 pelo Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS) indicam que o fenômeno climático foi responsável pelas mortes de quase 600 pinguins. Ao todo, 596 morreram desde a última terça-feira (9).

As mortes dos quase 600 pinguins foram registradas no litoral catarinense, sobretudo na Ilha de Santa Catarina — que tem 100% de sua área pertencente ao município de Florianópolis. Segundo o PMP-BS, outros animais também sofreram com as ventanias e fortes ondas provocadas pela passagem do ciclone. Gaivotas, fragatas e tartarugas foram outras espécies encontradas no litoral catarinense no decorrer da semana.

Pinguins “empurrados” para o litoral

Coordenador do PMP-BS para o Paraná e Santa Catarina, André Barreto afirmou que os animais marinhos chegaram à costa do Sul do Brasil justamente por causa do fenômeno climático, que, com a força dos ventos, “empurra” espécies marinhas do oceano para o continente. De acordo com ele, no entanto, só permanecem nas praias os animais — como no caso dos mais de 500 pinguins — que já estejam debilitados.

Ciclone deixa desabrigados e desalojados

ciclone extratropical - santa catarina
Foto: Twitter/reprodução

Além de “empurrar” animais como pinguins para o litoral catarinense, o ciclone causou problemas para dezenas de pessoas. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 218 pessoas estavam desabrigadas e outras 83 desalojadas em todo o estado após a passagem do fenômeno climático. Em meio aos fortes ventos, quedas de árvores e outros problemas, municípios chegaram a decretar situação de emergência.

Sair da versão mobile