'Os proprietários de hoje não têm mais terras improdutivas', diz Alexandre Garcia

Nacional

'Os proprietários de hoje não têm mais terras improdutivas', diz Alexandre Garcia

Comentarista do Canal Rural fala do que esperar do cenário político até o fim do ano

A reta final do governo do presidente Jair Bolsonaro deve representar um período de incertezas no cenário político do Brasil. É o que avalia o jornalista Alexandre Garcia, comentarista do Canal Rural.

+ Conab projeta recorde para a safra de grãos em 2022/23

De acordo com ele, até direitos previstos na Constituição correm o risco de não serem respeitados, inclusive por parte de quem deveria funcionar como guardião da carta magna, o Supremo Tribunal Federal (STF). Nesse sentido, Garcia destacou uma questão relacionada ao direito de propriedade.

“O ministro [Luís Roberto] Barroso institui comissões para avaliar se deve haver a devolução [de terras] aos legítimos proprietários… ou não”, pontou Garcia ao lembrar da decisão do STF que, na prática, pode permitir que invasões de propriedade — inclusive rurais — permaneçam ativas por mais tempo.

“Estamos vivendo um momento em que até um direito primário, de cláusula pétrea, como é o direito de propriedade, que está escrita na mesma linha do direito à vida, na cabeça do artigo 5º da Constituição”, afirmou o jornalista em comentário exibido originalmente na edição desta quarta-feira (10) do telejornal ‘Mercado & Companhia’.

Proprietários com terras improdutivas? Alexandre Garcia diz que não

Por fim, o comentarista reforçou que os atuais produtores rurais do Brasil não dão margem alguma para que seus trabalhos sejam questionados — e muito menos suas terras invadidas. “É bom lembrar que os proprietários de hoje não têm mais terras improdutivas ou ociosas. Estão todas ocupadas”, complementou Alexandre Garcia.

__________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile