FPA Itinerante discute crise no campo, marco temporal e invasão de terras Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NA EXPOLONDRINA

FPA Itinerante discute crise no campo, marco temporal e invasão de terras

Projeto de descentralização lançado em Londrina terá próximas edições em São Paulo (Ribeirão Preto), Tocantins, Bahia e Mato Grosso

lançamento da FPA Itinerante na ExpoLondrina
Foto: Giovani Ferreira/Canal Rural

Foi lançada nesta quinta-feira (11) na ExpoLondrina, feira agropecuária que acontece no Paraná, a FPA Itinerante, o projeto da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que pretende levar os parlamentares da bancada ruralista para a base da representação do setor. A primeira edição do circuito contou com a presença de deputados federais e profissionais de diversas assessorias técnicas da entidade.

O deputado federal pelo Paraná, Pedro Lupion (PP), afirmou que a proposta é percorrer o país para mostrar a realidade da legislação em relação a diversos temas de interesse do produtor rural, como questões ambientais, fundiárias, energia e tantos outros assuntos pertinente ao setor. Segundo o parlamentar, a intenção é falar do dia a dia da FPA na defesa dos interesses do produtor e do agronegócio, como os recentes episódios do marco temporal, em uma vitória que mobilizou toda a sociedade.

Presente no evento, o presidente da Câmara dos Depurados, Arthur Lira (PP-AL), lembrou que os ruralistas compõem a maior bancada do Congresso Nacional. Disse que como integrante desse grupo e também membro da FPA, tem atuado como interlocutor dos produtores nas demandas que envolvem Parlamento e Poder Executivo. E que todas as demandas legítimas e representam o interesse da sociedade tem rendido grandes embates, onde prevalece a democracia. Ele também falou sobre o que chamou de “batalha do Marco Temporal”, que envolveu ou três poderes constituídos, onde entre decisões, sanções e derrubada de vetos, foi preservado o princípio da segurança jurídica.

Para o presidente do Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar), José Roberto Ricken, essa descentralização da FPA vem em momento importante para o país e para o agronegócio.

“Estamos discutindo o novo Plano Safra, com propostas que envolvem diretamente o Congresso Nacional e que pode ser histórico em termos de volume de recursos,” disse a liderança. Ricken destacou ainda que a iniciativa é uma demonstração de prestígio e valorização da FPA para com o produtor rural.

A agenda política institucional da FPA Itinerante foi seguida de três painéis técnicos. Os temas foram: Invasão de terras é crime – a reforma agrária legal; Marco temporal – um direito não sobrepõe os demais; Crise no agro – novos desafios do seguro rural.

O primeiro FPA Itinerante contou com pelo menos 29 parlamentares entre deputados estaduais, federais e senadores e reuniu público de 400 pessoas. As próximas edições serão em Ribeirão Preto (SP), Tocantins, Bahia e Mato Grosso.

Sair da versão mobile