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Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul vai duplicar mais um trecho da BR-116

Rodovia, que faz ligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com a zona sul do estado e com o Porto de Rio Grande, é importante via para o agronegócio. Duplicação já dura uma década

Na manhã da última sexta-feira (27), o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), assinaram a ordem de serviço para a retomada de obra no lote 7 da duplicação da BR-116. O ato ocorreu no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Com isso, devem ser concluídas as obras do viaduto de acesso a São Lourenço do Sul, a duplicação junto ao viaduto e ruas laterais da comunidade de Coqueiros. No local 21,3 quilômetros já estão duplicados.

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O anúncio muda a forma da continuidade das obras que seria feita somente após a concessão da rodovia. Agora, ela deve ser concluída com recursos públicos. Na mesma oportunidade, o ministro anunciou R$ 1 bilhão em recursos para melhorias nas rodovias gaúchas. O valor está previsto para a execução de obras como o prolongamento da BR-448 até a RS-240 e a nova ponte de Porto Xavier, na fronteira do Brasil com a Argentina.

Após a assinatura da ordem de serviço, o vice-governador e o ministro fizeram a vistoria técnica nas obras que estão em andamento na rodovia, nos lotes 1, 2 e 5. “Venho ao Rio Grande do Sul com boas notícias. Além desta assinatura, temos previstos investimentos para o estado, para dar uso completo à rodovia e outros projetos, como o Complexo do Sinos e a ponte em Porto Xavier”, informou Renan Filho.

As obras da BR-116 no RS

obras na rodovia br-116 - rio grande do sul
Foto: Palácio Piratini/divulgação

As obras de duplicação da BR-116 — trecho entre Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, e Pelotas, no sul gaúcho — teve início em 2012. Até o momento, dos 211,2 km de rodovia, 147,8 km foram entregues. Cerca de 30% dos trabalhos ainda estão pendentes. Há uma década, quando a obra começou, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estimava investimentos de R$ 868 milhões.

O volume já aplicado pelo governo federal é de cerca de R$ 1 bilhão. As obras foram divididas em 10 lotes. Dois deles (2 e 4) foram totalmente concluídos. Os blocos 1, 3, 5 e 7 têm obras em andamento. Já os trechos 6, 8 e 9 estão paralisados. O lote 10 está em desenvolvimento pela empresa contratada. A previsão inicial de entrega era 2014.

Via importante para o agro

Foto: Portos RS/divulgação

O trecho gaúcho da BR-116 é uma das principais ligações da Região Metropolitana de Porto Alegre com a zona sul do estado, o Porto de Rio Grande e a fronteira do Brasil com o Uruguai. A região produz quase a totalidade do arroz cultivado no Rio Grande do Sul e já soma mais de 500 mil hectares com soja na safra 2022/23. Também desponta como produtora de trigo e tem forte presença na pecuária.

Em 2022, a Portos RS destacou que o terminal de Rio Grande movimentou 37.190.078 toneladas, com destaque para a soja em grão, que atingiu 5.824.853 toneladas. A segunda carga mais movimentada foi a de celulose, que atingiu 3.800.653, um aumento de 8.55% em relação a 2021, quando foram movimentadas 3.501.239 toneladas.

No ano passado, a variação positiva mais expressiva do porto marítimo gaúcho foi a do trigo, que chegou a 3.213.689 toneladas, números que são 130% maiores que o de 2021, quando o cereal movimentou 1.396.711 toneladas. Na sequência, aparecem o arroz, com 2.470.927 toneladas, e o cavaco de madeira, com 1.407.328 toneladas.

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