RS registra primeiro caso de ferrugem asiática na safra 23/24 | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

AMEAÇA

RS registra primeiro caso de ferrugem asiática na safra 23/24

Ano com incidência de El Niño é mais propício para a doença

Vazio sanitário para frear Ferrugem Asiática
Foto: Pedro Singer/ Embrapa Soja

O Rio Grande do Sul confirmou o registro do primeiro caso de ferrugem asiática na soja no ciclo 2023/24. Trata-se de uma lavoura no estádio fenológico R4, plantada na primeira quinzena de outubro, em Santa Rosa, noroeste do estado. O registro em lavoura comercial foi confirmado pelo Consórcio Antiferrugem, da Embrapa Soja. Durante toda a safra passada as lavouras gaúchas somaram 44 casos, praticamente um terço em relação ao ciclo 2020/21, último antes da estiagem, onde foram 138 ocorrências.

O ano com El Niño traz mais umidade para o Sul e as condições climáticas como molhamento foliar e temperaturas entre 15 ºC e 28 ºC, favorecem o fungo phakopsora pachyrhizi, causador da doença. No país são 24 ocorrências. Além do Rio Grande do Sul, há 22 casos no Paraná e 1 em São Paulo.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!

Sair da versão mobile