Seca em números: RS deve ter perda de produtividade em todas as culturas Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rio Grande do Sul

Seca em números: RS deve ter perda de produtividade em todas as culturas

Projeções foram apresentadas pela Emater nesta terça-feira (7), diretamente da Expodireto Cotrijal

Os dados relativos à segunda estimativa da safra de grãos de verão do Rio Grande do Sul foram apresentados pelo diretor técnico da Emater-RS, Claudinei Baldissera nesta terça-feira (7), durante a programação da Expodireto Cotrijal. O evento ocorre na cidade gaúcha de Não-Me-Toque.

+ Cidades gaúchas vão receber mais R$ 701 mil para combater estiagem

Em linhas gerais, agora, a Emater-RS prevê perda de produtividade em todas as principais culturas agrícolas do estado. Em relação à soja, principal cultura em termos de área e produção estadual, nesta safra, a nova estimativa é de produção de 14,16 milhões de toneladas, em uma área plantada de 6,51 milhões de hectares.

Dessa forma, a expectativa atual para a soja é de redução de produtividade de 30,52%, fechando a safra de verão com produtividade média de 36,52 sacas por hectare. Inicialmente, a expectativa da entidade era se colher 52,18 sacas por hectare.

A cultura do milho também apresentou uma redução expressiva na produtividade. Com uma estimativa atual de produtividade média de 74 sc/ha (4.440 kg/ha), o milho apresenta uma redução de 39,49%, em decorrência da estimativa inicial, que previa uma produtividade de 122 sc/ha (7.337 kg/ha). Em área, o milho tende a fechar o ciclo de 3,59 milhões de toneladas.

No Rio Grande do Sul, o arroz ocupa uma área de 889,54 mil hectares e, na estimativa atual, terá uma produção de 6,88 milhões de toneladas. O feijão 1ª safra, que foi plantado em uma área de 31,4 mil hectares, alcançou produção próxima a 49,55 mil toneladas. Já na 2ª safra, a estimativa é que o feijão seja cultivado em 20,43 mil hectares e obtenha uma produção de 28,12 mil toneladas.

Levantamento sobre as culturas gaúchas

arroz - rio grande do sul
Foto: Canal Rural/reprodução

O levantamento dos dados das principais culturas agrícolas do Rio Grande do Sul foi feito pelos escritórios municipais da Emater-RS, sendo revisados e compilados pelas gerências técnica (GET) e de planejamento (GPL) do órgão junto aos regionais.

“A estimativa parcial e final é sobre as informações levantadas a campo durante o período da safra” — Claudinei Baldissera

“A metodologia adotada pela nossa instituição tem sido utilizada há muitos anos e tem se mostrado muito assertiva, pois a estimativa inicial de produtividade é identificada a partir de cálculo de tendência baseado na média alcançada nos últimos dez anos em cada município do estado e a estimativa parcial e final é sobre as informações levantadas a campo durante o período da safra em cada um dos 497 escritórios municipais da instituição”, explica Baldissera.

_____________

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile