Acordo UE-Mercosul pode ser finalizado até fim de 2022, diz ministro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Acordo UE-Mercosul pode ser finalizado até fim de 2022, diz ministro

Texto precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu antes de ser analisado pelos países do Mercosul, e a França pode ser um problema

O novo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, previu nesta quarta-feira, 28, que o acordo comercial entre União Europeia e o Mercosul possa entrar em vigor até o fim de 2022. “Com otimismo, podemos terminar o processo até o fim do ano que vem”, disse a deputados durante participação na reunião extraordinária da comissão de relações exteriores e defesa nacional da Câmara dos Deputados.

O tratado prevê uma ampla remoção de tributos sobre produtos de ambas as partes durante um período de 15 anos. “Hoje, a bola está do lado europeu”, disse ele, comentando sobre o calendário previsto. Neste momento, aguarda-se a aprovação do acordo pelo Parlamento Europeu e depois pelos parlamentos dos países da UE. Apenas na sequência é que o texto será avaliado pelos congressistas dos membros do Mercosul. Depois é que poderá se dar a ratificação e assinatura do documento.

Para o curto prazo, conforme o chanceler, a perspectiva é contar com o apoio de Portugal, que é o país que preside no momento a comissão europeia – a gestão lusitana se encerra em junho. “Há boa vontade desse país em nos ajudar. O comissário europeu tem reconhecido que o acordo é ambicioso e um modelo na parte ambiental. Isso nos faz crer que não pode ser usado como um empecilho”, considerou.

Há, no entanto, setores que se dizem contrários à entrada em vigor do acordo. Principalmente os agricultores e, em especial, da França. O presidente francês Emmanuel Macron vem sendo um ferrenho crítico das ações do presidente Jair Bolsonaro em relação ao meio ambiente. Para muitos europeus, aprovar o tratado seria uma espécie de carta branca ao desmatamento no Brasil e em países vizinhos.

Sair da versão mobile