Atraso na publicação do zoneamento agrícola paralisa tomada de crédito Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Arroz

Atraso na publicação do zoneamento agrícola paralisa tomada de crédito

De acordo com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), produtores não conseguem comprar insumos para a safra 2018/2019

Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A tomada de crédito do custeio agrícola da safra 2018/2019 está paralisada no Rio Grande do Sul. A situação é causada pelo atraso na atualização do zoneamento agroclimático.

De acordo com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), o atraso na publicação do documento está afetando a aquisição de insumos, principalmente para o arroz, que é uma das primeiras culturas que plantam a lavoura no ciclo. Itens para a preparação do solo, como adubos, sementes e diesel, não estão sendo comprados.

“Produtores rurais do estado estão com a documentação para acesso ao crédito em dia, no entanto, não conseguem tomar os recursos”, afirmou a entidade em comunicado.

Segundo o Ministério da Agricultura, o atraso ocorreu por conta da demora na definição de cultivares e a portaria deve ser publicada no Diário Oficial da próxima semana.

Sair da versão mobile