Exportação de óleo de girassol da Ucrânia pode ser a menor em 12 anos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Exportação de óleo de girassol da Ucrânia pode ser a menor em 12 anos

O mercado continua pessimista quanto à liberação dos portos no país em guerra contra a Rússia

Em uma reunião em Istambul, no dia 13 de julho, as delegações da Ucrânia, Rússia, Turquia e da ONU progrediram as conversas quanto à exportação marítima da Ucrânia. Após isso, a ONU confirmou que os países pretendiam assinar o acordo para um corredor marítimo em breve. Por ora, contudo, o problema para exportação do óleo de girassol não deve ser resolvido.

De acordo com informações da agência APK Inform, no entanto, o mercado continua pessimista quanto à liberação dos portos e, se forem liberados, diversos questionamentos surgiram sobre uma possível demora nas operações para a retirada de grãos do país.

O óleo de girassol está entre os principais produtos do setor de oleaginosas ucraniano, que precisam muito da liberação dos portos. Antes da guerra, 96 a 97% da exportação total de óleo de girassol era transportada por mar. Desde o início da guerra, a participação do transporte marítimo (principalmente através dos portos de Reni e Izmail) diminuiu para 42% em meio à baixa capacidade de funcionamento dos terminais.

Perspectiva sobre a exportação do óleo de girassol

De acordo com estimativa preliminar da APK Inform, em caso de liberação dos portos antes do início da nova temporada, a Ucrânia poderá exportar 4,6 milhões de toneladas de óleo de girassol no ano comercial de 2022/23 (5% a mais que 2021/22, mas o segundo mais baixo desde 2015/16, após 2021/22).

Sair da versão mobile