Florestas de eucalipto contribuem na mitigação de gases de efeito estufa Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Florestas de eucalipto contribuem na mitigação de gases de efeito estufa

O estudo da Embrapa indica que as florestas plantadas são capazes de reduzir a pressão sobre a vegetação nativa, contribuindo para a mitigação do efeito estufa

floresta eucalipto
Foto: Embrapa/ Divulgação

Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), aponta que florestas plantadas com eucalipto apresentam comportamento semelhante a florestas com vegetação nativa de Cerrado em relação a mitigação dos gases de efeito estufa (GEEs).

De acordo com pesquisadores da Embrapa Cerrados (DF), a pesquisa comprovou que as emissões de óxido nitroso (N2O) e metano (CH4) se mantiveram baixas em ambas as áreas no período avaliado, mesmo com diferentes manejos e datas de plantio. Esse resultado demonstra que as florestas plantadas podem ser uma alternativa eficaz para reduzir a pressão sobre a vegetação nativa, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

“O resultado representa uma importante contribuição para a melhor compreensão da dinâmica dos fluxos de GEEs em plantações de florestas comerciais na região do Cerrado”, afirma a pesquisadora Alexsandra Oliveira, responsável pelo estudo.

Já se sabe que a mudança de uso da terra promove alterações nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, levando a mudanças nos fluxos dos GEEs, e que os solos de florestas podem ser emissores de N2O e normalmente atuam como drenos de CH4 e de gás carbônico (CO2). No entanto, enquanto o CO2 é o mais estudado com relação aos efeitos, ainda são poucos os estudos sobre o potencial de emissão ou consumo de GEEs (CH4 eN2O) por florestas nativas e plantações comerciais de eucalipto no bioma Cerrado.

Foto: Fabiana Piontekowski Ribeiro/ Embrapa

Durante o período do estudo, os fluxos médios de metano (CH4) se mantiveram negativos, o que indica potencial de mitigação, enquanto valores positivos correspondem às emissões para atmosfera.

Na média agrupada, as florestas de eucalipto absorveram cerca de 1,5 kg de CH4/ha/ano, enquanto a área de Cerradão absorveu 1,1 kg de CH4/ha/ano. O estudo aponta que esses valores estão de acordo com os relatos na literatura científica de que florestas e savanas indicam captação de metano da atmosfera, uma vez que a quantidade consumida pelo ambiente foi maior que a produzida.

Sair da versão mobile