Atualização de rebanho atinge 88% das propriedades do Paraná Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Campanha de atualização de rebanho alcança 88% das propriedades do Paraná

Além de multa, os produtores que não efetivarem a atualização de rebanho ficam impedidos de emitir a Guia de Trânsito de Animais

Foto: Atualização de rebanho no Paraná/ Gilson Abreu/AEN

A campanha de atualização de rebanho do Paraná, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), encerrou seu período regular com 88% das propriedades registradas.

A atualização serve para garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, conferido ao Paraná pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio deste ano. Além disso, a atualização de rebanho também auxilia na vigilância sanitária, já que o estado passa a conhecer a quantidade e a distribuição do rebanho.

“Em meio à pandemia, foi um bom índice, e agora a Adapar está em busca dos produtores que não fizeram as atualizações durante o período regular para verificar as motivações”, diz o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias. “Fazemos um apelo para os produtores que ainda não fizeram que procurem uma unidade da Adapar para regularizar a situação”, complementa.

As unidades regionais com índices mais baixos foram as de Ponta Grossa, União da Vitória e Curitiba. Elas apresentaram cerca de 70% dos produtores com atualização de rebanho realizada. “A atualização do rebanho é compulsória, obrigatória para todos os produtores de bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, suínos, aves de produção e equídeos”, reforça o gerente da Adapar. A não atualização pode resultar em multa de pouco mais de R$ 1.150,90.

Além da possibilidade da multa, os produtores que não efetivarem a atualização ficam impedidos de emitir a Guia de Trânsito de Animais (GTA), sem possibilidade de transporte entre propriedades ou para abate. Dentro do prazo da campanha, que foi de 1º de maio a 30 de junho, a atualização cadastral podia ser feita de forma online. Agora, somente pode ser realizada nas Unidades Locais da Adapar.

A próxima campanha de cadastro do rebanho vai acontecer apenas em 2022.

Sair da versão mobile