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BR do Mar revigora infraestrutura de cabotagem com atraso de 100 anos, diz Daoud

Para o comentarista do Canal Rural, o projeto se bem aplicado pode ajudar na logística marítima do país

Foi aprovado nesta quinta-feira (25) pelo senado o projeto de lei que cria o BR do Mar, um programa de estímulo ao transporte por cabotagem. Considerado seguro, eficiente e de baixo custo, esse modo de transporte representa apenas 11% de participação da matriz logística brasileira. Com a nova legislação, a expectativa é que esse número aumente para 30%

Segundo o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o projeto se for bem realizado, pode melhorar a logística no Brasil, visto que temos uma costa extensa. No entanto, Daoud aponta que a legislação estava ultrapassada. “A legislação e os equipamentos que regem e que estão em torno da cabotagem já estão ultrapassados”.

“Para você ter uma ideia, tem leis da época do império que vigoram até hoje, em relação à cabotagem, nós não podemos usar navios de bandeiras estrangeiras para fazer esse transporte”, analisa.

Daoud complementa dizendo que se o país investe em um projeto ferroviário e de modernização dos portos, o projeto do BR do Mar vai complementar esses investimentos. “A gente sabe que uma ferrovia, por exemplo ela termina em um porto, e do porto vai depender muitos dos equipamentos que você pode transportar as mercadorias na costa brasileira”, comenta.

“Esse projeto é de extrema importância para o Brasil, ele muda a legislação de séculos para adaptar os nossos transportes de cabotagem a uma realidade atual”, complementa Daoud.

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