Brasil já importou 528 mil toneladas de soja e 725 mil toneladas de milho Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Brasil já importou 528 mil toneladas de soja e 725 mil toneladas de milho

Neste sábado, governo decidiu zerar as tarifas de importação dos dois produtos como estratégia para tentar conter a alta no preço dos alimentos

soja e milho, usda, grãos
Fotos: Pixabay

De janeiro a setembro deste ano, o Brasil já importou 528,2 mil toneladas de soja, contra 144 mil toneladas em todo o ano de 2019. Aumento de 365%. De milho, as importações acumuladas em 2020 somam 725,7 mil toneladas, contra 1,44 milhão de toneladas em 2019, praticamente a metade do volume total que entrou no país durante o ano passado.

Neste sábado, 17, o governo anunciou que decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para soja e milho, para conter a alta de preços no setor de alimentos. A isenção de tarifa vale até janeiro de 2021, para a soja, e até março, para o milho.

No caso da soja, a isenção da tarifa se justifica não apenas como estratégia para reduzir o preço no mercado interno, como também para garantir o abastecimento.

Já no caso do cereal, as importações bem abaixo do ano passado sugerem que não há falta de produto, mas que por algum motivo as vendas estão represadas. Na última semana, a saca de 60 kg da leguminosa atingiu R$ 160 e a cotação do milho bateu na casa de R$ 70.

Mais de 95% da soja e do milho importados vêm do Paraguai. Mas também há produto do Uruguai, Argentina e até dos Estados Unidos. Organizados pelo Canal Rural, os dados são do sistema Comex Stat, do Ministério da Economia.

Sair da versão mobile