Confederação do transporte pede que STF anule decretos que bloqueiam cidades Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Confederação do transporte pede que STF anule decretos que bloqueiam cidades

Na ação, a CNT alega que as medidas são ilegais e podem causar danos irreparáveis aos cidadãos e à economia do país

pedágio, estrada, caminhão
Foto: Pixabay

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) entrou nesta quinta-feira, 26, com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular decretos estaduais e municipais que determinaram o fechamento de cidades como medidas para conter a disseminação do novo coronavírus. Na ação, a CNT alega que as medidas são ilegais e podem causar danos irreparáveis aos cidadãos e à economia do país.

“Em inobservância às suas competências constitucionais e em contrariedade às normas gerais aplicáveis, governadores de estados e prefeitos de municípios vêm editando atos normativos nitidamente inconstitucionais que determinam, de forma desarrazoada e sem embasamento científico e técnico, o fechamento das fronteiras interestaduais e intermunicipais com a pretensão de minimizar os efeitos do contágio do Covid-19”, argumenta a CNT.

No início da noite, o relator do caso, ministro Luiz Fux, pediu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Saúde, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestem sobre o pedido da CNT no prazo de 48 horas. Após receber as manifestações, o ministro vai decidir o caso.

Sair da versão mobile