Extensão da posse de armas em toda fazenda é aprovada no Senado Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Extensão da posse de armas em toda fazenda é aprovada no Senado

A proposta, no entanto, não é do governo, e foi apresentada pelo senador Marcos Rogério. A votação foi simbólica, sem registro de voto em painel, e unânime

decreto de posse de armas
Foto: Raphael Alves/ TJAM

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na tarde desta quarta-feira, dia 26, o Projeto de Lei 3.715/2019, que estende a posse de armas na zona rural para toda a área da propriedade e não apenas para a sede. A matéria será votada no Plenário da Casa ainda nesta quarta-feira.

A votação foi simbólica – sem registro de voto em painel – e unânime. Alguns senadores pediram a palavra e manifestaram concordância com o PL. “Considero que o texto faz jus a uma necessidade da verdadeira segurança brasileira. Propriedade rural estendida nada mais é do que reconhecer que o espaço vital rural é diferente do espaço vital urbano”, afirmou Esperidião Amin (PP-SC).

“Na área rural, muitos estão com a sua família, querem passar o final de semana. E em vários casos, a gente conhece, pessoas que têm que utilizar arma não legalizada ou acabam convivendo com a ilegalidade porque a burocracia acaba atrapalhando essas pessoas de bem estarem de acordo com a legislação”, disse Weverton Rocha (PDT-MA).

A proposta analisada  na CCJ foi citada nesta terça-feira, dia 25, pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, quando foi ao Congresso conversar com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. Lorezoni e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, justificaram, aos presidentes das duas Casas, o motivo da revogação do decreto de armas, por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A proposta, no entanto, não é do governo e nem o mesmo projeto apresentado nesta terça-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro em um dos três novos decretos sobre armas, e foi apresentada pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO). O governo, por sua vez, enviou ao Congresso um Projeto de Lei para regulamentar o porte de armas no Brasil.

Sair da versão mobile