China diz que coronavírus vai impactar economia temporariamente Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

China diz que coronavírus vai impactar economia temporariamente

Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma do país destacou, no entanto, que setor de compras online, alimentos e entretenimento cresceram

China, coronavírus
Avanço da epidemia tem afetado as indústrias, transporte e turismo. Foto: Feng Dapeng/ Xinhua

O vice-chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Lian Weiliang, avaliou nesta segunda-feira, 3, que a epidemia do novo coronavírus terá um impacto temporário sobre a economia da China. Para ele, no entanto, os bons fundamentos econômicos do país para o crescimento de longo prazo permanecem inalterados. “Temos a confiança total e somos capazes de minimizar o impacto da epidemia sobre a economia”, disse o oficial em uma coletiva de imprensa em Pequim.

Enquanto a epidemia afeta as indústrias, transporte e turismo, um crescimento rápido tem sido registrado em setores como compras online, alimentos e entretenimento, revelou ele.

Lian refutou as projeções de perda econômica baseadas nos danos causados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em 2003. “A atual força econômica, recursos e habilidades da China para tratar de emergências vêm sendo significativamente fortalecidas desde então e estamos plenamente confiantes e somos capazes de vencer a batalha contra a epidemia”, disse.

De acordo com um relatório divulgado pelos Institutos para Estudos Internacionais de Shanghai, embora a epidemia tenha causado prejuízo direto nos setores de serviço, manufatura e comércio, o impacto potencial da epidemia pode ser diferente de todas as epidemias anteriores e outros incidentes e que é imprudente avaliar o impacto econômico pela experiência histórica.

“Inclusive no curto prazo, a epidemia não causou efeito negativo sobre todos os setores, mas tem beneficiado indústrias como comércio eletrônico e jogos online e entretenimento”, destaca o relatório.

Sair da versão mobile