Milho e soja: prorrogada isenção de tarifas de importação de fora do Mercosul Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Milho e soja: prorrogada isenção de tarifas de importação de fora do Mercosul

Produtos que integram a lista são soja, mesmo triturada; óleo de soja em bruto; farinhas e pellets de soja; e milho em grão

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), do Ministério da Economia, reunido extraordinariamente nesta segunda-feira, 19, decidiu prorrogar a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de milho e alguns produtos do complexo soja de países de fora do Mercosul.

Os produtos que integram a lista são soja, mesmo triturada; óleo de soja em bruto; farinhas e pellets de soja; e milho em grão.

O prazo de validade para a nova isenção é dezembro de 2021. Não foram estabelecidos quotas limites para a importação. O prazo para compra desses itens sem tributação havia terminado em 15 de março, no caos dos produtos do complexo soja, e em 31 de março, para o milho. A renovação foi solicitada em caráter de urgência pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com o Ministério da Agricultura, a expectativa no ano passado, quando a isenção foi proposta, era de que haveria estabilização nas cotações externas. Esperava-se, também, que a safra de 2021 teria uma produção suficiente, de modo a reequilibrar a relação de preços com as proteínas animais, reduzindo a pressão de custos para as indústrias integradoras. Porém, as cotações internacionais tiveram comportamento de alta, pressionando ainda mais os preços internos.

Entidades do setor de proteína animal defendiam a renovação da medida para aumentar a oferta de grão, já que os estoques de milho no Brasil estão nos menores níveis desde 2003, de acordo com o último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na avaliação do analista de mercado Enio Fernandes, a isenção da tarifa para importar grãos de fora do Mercosul não terá efeito sobre a formação de preços no mercado interno.

A resolução com as definições gerais da reunião do Gecex deve ser publicada ainda nesta segunda ou na terça-feira, 20.

Sair da versão mobile