Ministros do Brasil e Uruguai debatem ações para fortalecer defesa sanitária entre os países Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Ministros do Brasil e Uruguai debatem ações para fortalecer defesa sanitária entre os países

Os dois ministros acertaram a realização de um intercâmbio técnico para acompanhamento de regulamentações sanitárias e fitossanitárias

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, conversaram nesta sexta-feira, 10, sobre ações para fortalecer a cooperação na área de defesa sanitária e de vigilância sanitária na fronteira entre os dois países. “É um trabalho conjunto que já existe, mas será intensificado”, disse Tereza Cristina após a reunião, realizada em Porto Alegre (RS). A ministra cumpre agenda no estado para participar da 44ª Expointer.

Os dois ministros acertaram a realização de um intercâmbio técnico bilateral semestral para acompanhamento de regulamentações sanitárias e fitossanitárias em ambos os países. “Queremos discutir normas, novas metodologias de aplicação e fortalecer todos os sistemas de produção e de vigilância sanitária a nível de fronteiras e evitar a introdução de doenças nesta região, como a Peste Suína Africana”, disse Mattos.

O Uruguai pediu apoio brasileiro para a erradicação da doença parasitária ocasionada pela mosca da bicheira (Cochliomyia hominivorax) em território uruguaio. A ministra colocou o Mapa à disposição para trabalhar em conjunto com o país vizinho. Eles também conversaram sobre o comércio de produtos agropecuários entre os dois países, como erva-mate, açúcar e leite.

Outro assunto debatido foi o posicionamento dos países da América do Sul nos principais debates e negociações multilaterais, como a Cúpula das Nações Unidas sobre Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade. A ministra reforçou a importância de continuar o trabalho de coordenação no âmbito regional que tem sido feito por meio do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Sair da versão mobile