Ministério da Agricultura apreende fertilizantes no Paraná Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nacional

Ministério da Agricultura apreende fertilizantes no Paraná

O Ministério da Agricultura orienta ao produtor rural que busque conhecer a origem dos fertilizantes comprados

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, de 20 a 24 de junho, a segunda ação concentrada de fiscalização de fertilizantes e inoculantes no estado do Paraná.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 124 mil litros de produtos fluidos, 8 mil toneladas de fertilizantes organominerais, varreduras e matérias-primas sem identificação e 60 mil rótulos e folhetos de propaganda com irregularidades.

“O objetivo da ação foi de fiscalizar a produção de fertilizantes orgânicos, minerais e inoculantes e combater a concorrência desleal, como venda de varreduras de origem duvidosa e produtos irregularmente identificados como fertilizantes”, destacou o auditor fiscal federal agropecuário, Leonardo Gianasi.

A equipe de fiscalização esteve em mais de 50 estabelecimentos produtores de fertilizantes e inoculantes, localizados na região de Londrina e Maringá, e coletou 43 amostras de produtos para análises laboratoriais. Na ocasião, sete empresas foram embargadas cautelarmente para realização de adequações necessárias no local.

Segundo o Decreto 8.058/2013 e Instrução Normativa nº 53/2013, a revenda de varredura e a propaganda de produtos ditos fertilizantes ou aditivos com recomendação de uso no controle de pragas e doenças é proibida.

Fertilizantes

O Mapa orienta ao produtor rural que busque conhecer a origem dos fertilizantes comprados e que evite comprar varreduras de fontes duvidosas.

Participaram da ação 18 auditores fiscais federais agropecuários de seis estados, com apoio de servidores técnicos e administrativos da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-PR) e Unidades Técnicas Regionais (UTRAs).

“As ações concentradas são uma importante ferramenta de capacitação e aprimoramento dos procedimentos de fiscalização”, explica a chefe da Divisão de Fiscalização de Fertilizantes, Incoulantes e Corretivos, Laucir Gonçalves.

Sair da versão mobile