Novo ministro da Agricultura vai ao exterior em busca de fertilizantes Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Novo ministro da Agricultura assume e já tem viagem marcada para buscar mais fertilizantes

Marcos Montes inicia a gestão reforçando a "diplomacia dos fertilizantes" com viagens previstas ao Marrocos, Egito e Jordânia a partir de maio

O ministro Marcos Montes assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na tarde desta quinta-feira (31), em Brasília, onde anunciou que começa a gestão reforçando a “diplomacia dos fertilizantes”, com viagens previstas ao Marrocos, Egito e Jordânia a partir de maio.

Nesta quarta-feira (30), Montes recebeu representantes do governo iraniano para uma negociação do aumento da cota de importação de ureia para o Brasil, de 1 milhão de toneladas, podendo chegar a três milhões de toneladas.

fertilizantes-marcos-montes
Novo ministro viaja em busca de fertilizantes. Foto: Divulgação/Mapa

O ministro ainda defendeu a importância dos fertilizantes como produto não passível de sanção junto a organismos internacionais como a FAO. Para Montes isso só é possível, pois o agro brasileiro alçou uma posição de liderança neste governo não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.

Novo ministro

Montes recebeu o comando da pasta de sua antecessora, Tereza Cristina. Ele assume o Mapa com uma política de continuidade da gestão implementada nos últimos três anos.

“Hoje, com as nossas entidades e as nossas secretarias começamos a construir um momento diferente e levamos isso com programas maravilhosos ao mundo inteiro. E isso é uma demonstração clara de que o governo quer olhar o pequeno, aquele que realmente precisa de dignidade”, destacou Montes ao citar programas como o AgroNordeste e a entrega de títulos de regularização fundiária.

Marcos Montes exerceu o cargo de secretário-executivo do Mapa desde 2019 e lembrou o convite de Tereza Cristina para formar o time da pasta em seu discurso.

“Em janeiro de 2019 tive uma alegria imensa quando a Tereza me procurou para assumir um cargo tão importante, que é a Secretaria-Executiva do Mapa. Assim, fomos construindo este Ministério e as conquistas foram muitas”.

Em sua despedida, Tereza Cristina reforçou o trabalho em equipe e o diálogo com o setor.

“Eu acho que a nossa habilidade, tanto a minha quanto a do Marcos, é o diálogo com vocês, com o setor, com cada segmento do setor. Às vezes, a gente não concorda, mas a gente sempre acha o rumo do meio para que a gente possa caminhar, progredir e fazer do agronegócio esse agro que nós temos tanto orgulho hoje, dos nossos produtores e do nosso agro do Brasil”, destacou.

Ela ainda desejou sucesso ao ministro Montes e destacou que sua continuidade, agora, frente à Pasta é “um reconhecimento de que estamos no caminho certo”.

Marcos Montes

Natural de Sacramento (MG), Marcos Montes Cordeiro tem 72 anos e é Médico Anestesista e Médico do Trabalho, formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 1975. Possui Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, especialização em Anestesiologia, pela Universidade de Campinas e residência médica, todas pela Universidade de Campinas (Unicamp).

O novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi prefeito de Uberaba (MG) por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004. Nesse período, presidiu a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande e foi vice-presidente da Associação Mineira de Municípios.

No Poder Executivo, Marcos Montes também já foi secretário estadual de Desenvolvimento Social e Esportes de Minas Gerais e secretário municipal de Turismo da Prefeitura de Uberaba.

No Legislativo, foi deputado federal por três mandatos seguidos, de 2007 a 2018. Durante sua atuação na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Também foi vice-presidente de outras comissões importantes, como a de Orçamento, e a de Meio Ambiente e a de Minas e Energia.

Outras trocas

Além de Tereza Cristina, ao menos dois secretários também deixaram os cargos. O secretário de Aquicultura e Pesca do Mapa, Jorge Seif, saiu para tentar uma cadeira no legislativo por Santa Catarina. O agora ex-secretário adjunto de Pesca, Jairo Gund, assume o lugar.

A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério também terá um novo chefe. Orlando Ribeiro deixa a área para assumir a embaixada do Brasil na Espanha. Ainda não foi nomeado o substituto.

As exonerações e a nomeação foram publicadas no Diário Oficial da União no dias 30 e 31 deste mês.

Sair da versão mobile