ABCZ recebe animais para julgamento na Expozebu 2012 | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ABCZ recebe animais para julgamento na Expozebu 2012

Pelo segundo ano consecutivo, raça gir tem o maior número de exemplares inscritos na feira, em Uberaba (MG)Grande parte dos três mil animais inscritos na 78ª edição da Expozebu, que segue até o dia 10 de maio, já está no parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). De acordo com o técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) João Eudes Lafetá Queiroz, os primeiros procedimentos necessários para que o gado possa entrar na pista são fundamentais. Trata-se da identificação, mensuração e exames andrológicos e ginecológicos dos animais.

– Aqui eles são recebidos e avaliados para ver se tem algum defeito na conformação – afirma.

A recepção dos bovinos continua nesta terça, dia 1º, e na quarta, dia 2, será realizada a pesagem. Este dia também é a data base para a conclusão do catálogo dos julgamentos. Todos os animais devem passar pela balança no mesmo dia.

– Começa de madrugada e vai até a noite. É muito trabalho, mas o pessoal é bem capacitado para a tarefa – diz Queiroz.

A edição 2012 da Expozebu conta com representantes das raças guzerá, tabapuã, nelore, brahman, gir, gir leiteiro, indubrasil e sindi. Pelo segundo ano consecutivo, a raça gir tem o maior número de animais inscritos na exposição, somando todas as competições. São 817 no julgamento e 72 no torneio leiteiro. Destaque também nos leilões. Dos 41 remates oficiais da Expozebu, 15 são de gir.

Os números comprovam o crescimento da raça nos últimos anos e são motivo de orgulho para criadores como Léo Machado, que há décadas investe na raça.

– Isso é resultado de um trabalho que vem sendo feito há anos. Não foi um crescimento de uma hora para outra, foi dia após dia – pontua.

O torneio leiteiro começa na quinta, dia 3, e os julgamentos na sexta. Além das tradicionais competições, a Expozebu 2012 terá dezenas de eventos voltados para a melhoria da produção de carne e leite. Tudo isso sem deixar de lado a sustentabilidade, tema que mais uma vez será discutido na feira. Na parte comercial, a exposição deve movimentar cerca de R$ 100 milhões, com um público aproximado de 300 mil pessoas. No salão internacional a expectativa é receber 18 comitivas de países estrangeiros, como Estados Unidos, Itália, México e Índia.

Sair da versão mobile