Aproleite alerta pequenos produtores de leite do MT para realizarem planejamento nutricional | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aproleite alerta pequenos produtores de leite do MT para realizarem planejamento nutricional

Segundo Aproleite, é preciso mudar a cultura nos meses de frio para que não falte leite no mercado internoEm Mato Grosso, o excesso de chuvas deu sobrevida ao pasto por pelo menos mais 30 dias. Mas, a proximidade do inverno deve mudar essa paisagem, já que no Estado a estação mais fria do ano é também a mais seca. Sem alimento no campo, a produção de leite reduz em até 40%.

Para evitar esta queda acentuada duranta a estação, a Associação dos Produtores de Leite do Mato Grosso (Aproleite/MT) alerta os pequenos produtores para a necessidade de preparar o alimento do rebanho com antecedência, o chamado planejamento nutricional. Além de ração e sal proteinado, não pode faltar o volumoso. Mais de 80% dos produtores não utilizam as capineiras como a cana-de-açúcar ou a silagem.

Segundo Carlos Augusto Zanata, diretor da Aproleite/MT, é preciso mudar a cultura nos meses de frio para que não falte leite no mercado interno. Para ele, há condições de abastecer até mesmo outras regiões se a silagem ou outras formas de provisão de volumoso forem adotadas.

Para enfrentar a falta de chuva entre os meses de junho a setembro, produtores como Xido Silva vão implantar o sistema de irrigação em seis dos 77 hectares de pastagens, que estão sendo divididos em piquetes. Além da braquiária, Xido deve implantar, para o próximo ano, o tifton como pastagem perene. Manter a produção de leite nesse período se tornou fundamental para atender à demanda por queijos produzidos por ele. Hoje, cada uma das 25 vacas da propriedade produzem, em média, 18 litros com duas ordenhas por dia.

Toda a estrutura está sendo montada com recursos próprios. A falta de políticas de acesso ao crédito para os produtores de leite no Estado também prejudica o avanço da implantação das técnicas de melhoramento nutricional para a cadeia leiteira.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile