Boi gordo: com preços firmes, abates em 2023 são os maiores em nove anos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CEPEA

Boi gordo: com preços firmes, abates em 2023 são os maiores em nove anos

Entre janeiro e setembro foram abatidas 24,64 milhões de cabeças, com vacas adultas e novilhas representando 42,3% do total

Gado abate bovino boi
Foto: Embrapa Territorial

Os preços do boi gordo estão firmes nas praças acompanhadas pelo Cepea. Na parcial de dezembro, até terça-feira (12), o Indicador CEPEA/B3 acumulava alta de 4,6%. 

Segundo pesquisadores do Cepea, o suporte está atrelado à necessidade de garantir escalas por parte de alguns frigoríficos, sobretudo neste final de ano, quando muitos pecuaristas tendem a reduzir o ritmo de vendas. 

As exportações de carne de boi in natura também estão aquecidas: fecharam a segunda semana de dezembro somando 64,87 mil toneladas, com embarque médio diário de 10,81 mil toneladas, 55,75% superior ao de dezembro/22, de acordo com a Secex. 

Em relação aos abates de bovinos no Brasil, o número de 2023 é o maior dos últimos nove anos – 24,64 milhões de animais de janeiro a setembro –, e a participação de fêmeas (vacas adultas e novilhas) chama a atenção: 42,3% do total, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística).

Sair da versão mobile