Boi: Paraná inicia campanha de atualização do rebanho nesta sexta, 1º de maio Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Boi

Boi: Paraná inicia campanha de atualização do rebanho nesta sexta, 1º de maio

Essa atualização substitui a vacinação contra febre aftosa, visto que os criadores paranaenses não imunizam mais seus rebanhos desde outubro do ano passado

Boi nelore
Foto: Plínio Queiroz/divulgação

O estado do Paraná iniciará sua campanha de atualização de rebanhos no dia 1º de maio, informou nesta quinta-feira, 30, a Secretaria de Agricultura do Estado em nota oficial. Essa atualização substitui a vacinação contra febre aftosa, visto que os criadores paranaenses não imunizam mais seus rebanhos desde outubro do ano passado.

A campanha vai se estender por sete meses, até 30 de novembro. A Portaria número 78, de 27 de abril de 2020, estabelece o novo período de forma excepcional.

A alteração foi feita em razão da pandemia do coronavírus, que mudou também a forma de atendimento da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), a fim de evitar aglomerações, informa a nota da secretaria.

O cadastro é obrigatório com vistas a garantir a rastreabilidade e a sanidade de todo o rebanho paranaense. Para cadastrar o rebanho, o produtor pode entrar no site da Adapar, no link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho O Paraná deixou de vacinar o rebanho com vistas à obtenção do certificado de área livre de febre aftosa, sem vacinação, concedido pelo Ministério da Agricultura e ratificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A expectativa é de que o Estado obtenha esse status em maio do ano que vem, durante reunião da OIE.

Sair da versão mobile