Catar retira restrições à carne bovina brasileira após caso atípico de ‘vaca louca’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EXPORTAÇÕES

Catar retira restrições à carne bovina brasileira após caso atípico de ‘vaca louca’

Anúncio se soma à recente reabertura dos mercados da Tunísia, Palestina e Rússia, informa o Ministério da Agricultura

O governo federal informa que o Catar anunciou nesta segunda-feira (29) o fim das restrições à carne bovina brasileira, impostas pelo país em razão do caso atípico da doença da “vaca louca” ocorrido em fevereiro, no Pará.

O anúncio se soma à recente reabertura dos mercados da Tunísia, Palestina e Rússia, de acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Diferentemente da forma clássica da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) – doença conhecida como “mal da vaca louca” -, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública, lembra o ministério em nota. Tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em função do caso, o Catar havia incluído o Brasil, em 5 de março, na lista de medidas de precaução, que submetia o produto a condições restritivas.

Exportações de carne bovina ao Catar

Segundo o Mapa, em 2022 as exportações de carne bovina para o Catar somaram cerca de US$ 36,9 milhões, o equivalente a 6 mil toneladas do produto.

No primeiro trimestre de 2023, a corrente de comércio entre o Brasil e o Catar foi de US$ 231,6 milhões; nesse período, as exportações de proteína animal ao Catar corresponderam a aproximadamente 75% do total exportado pelo Brasil.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile