Governo orienta uso de avermectina de longa duração | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo orienta uso de avermectina de longa duração

Juiz entende que o Poder Público não priorizou um diálogo prévio com as entidades envolvidas e não apresentou um estudo que comprove riscos concretos à saúde humana e animalO uso da avermectina de longa duração está liberado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Divulgação/Pixabay

A nova instrução normativa, assinada pela ministra Kátia Abreu, revoga a antiga, que proibia o produto desde maio do ano passado.

A decisão foi tomada após estudos científicos para comprovar que a avermectina não oferece risco a humanos, se usada seguindo o “plano de mitigação de risco, elaborado pelo governo e representantes do setor”.

Uma das as recomendações é de que a carne deve ser comercializada somente 42 dias após a aplicação da substância. A instrução normativa será publicada no Diário Oficial da União da próxima semana.

No começo desta semana, a Justiça já havia suspendido a proibição, em resposta a uma ação do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). O Ministério da Agricultura decidiu não recorrer da sentença.

Sair da versão mobile