Japão suspende embargo de carne termoprocessada do Brasil | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Japão suspende embargo de carne termoprocessada do Brasil

Decisão foi oficializada nesta sexta, dia 4, durante reunião entre a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa e o vice-ministro para Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão; Brasil tem 100% dos embargos à carne bovina suspensos no mundo

Fonte: MPT-RS/Divulgação

Mesmo depois de a presidente Dilma Rousseff desistir de ir ao Japão pela segunda vez e do cancelamento da viagem da ministra da Agricultura, Kátia Abreu, o país asiático colocou fim ao embargo à carne termoprocessada brasileira. Segundo nota da pasta comandada por Kátia Abreu, a decisão foi oficializada nesta sexta, dia 4, durante reunião entre a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério brasileiro, Tatiana Palermo, e o vice-ministro para Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (Maff), Hiromitsu Matsushima.

O embargo havia sido decretado em 2012 em decorrência de um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), também conhecida como doença da vaca louca. “Agora são 100% dos embargos suspensos à carne bovina brasileira no mundo. Confiança e credibilidade são a nossa marca”, disse a ministra Kátia Abreu por meio de nota. 

O Ministério da Agricultura informou, ainda, que a conclusão das negociações só foi possível após um parecer favorável do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão atestando a inocuidade dos produtos brasileiros em relação à doença da vaca louca. “Essa análise do MHLW será válida, também, para as negociações de abertura do mercado japonês para a carne bovina in natura brasileira”, explicou a pasta. Com isso, a avaliação dependerá somente do Ministério da Agricultura japonês.

Antes do embargo à carne bovina, em 2012, o Brasil chegou a exportar para Japão 1,55 mil toneladas de carne bovina termoprocessada e extrato, no valor de US$ 8,6 milhões. Em contra partida à decisão do Japão, o Brasil abriu o mercado para a carne bovina japonesa wagyu

Sair da versão mobile