Raças estreiam ou retornam ao parque Assis Brasil na Expointer Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Raças estreiam ou retornam ao parque Assis Brasil na Expointer 2022

Entre os destaques está a apresentação de uma raça caprina e outra bovina que nunca antes tinham participado da Expointer

Ao todo, 6.378 animais de argola e rústico estão inscritos nesta edição da Expointer. Entre os destaques está a apresentação de uma raça caprina e outra bovina que nunca antes tinham participado do evento agropecuário.

Entre os caprinos, a raça que estreia é a kalahari, de cor avermelhada, rústica, menos suscetível a verminoses e com boa rentabilidade.

O criador Renato Moreira Linhares, de Santana da Boa Vista, levou 16 exemplares.

“Eu sou apaixonado por animais, e o kalahari me saltou aos olhos, como se diz. Não tinha exemplares no país e nós importamos os embriões há uns cinco anos e começamos a produção”, conta. A expectativa, segundo Linhares, é fazer da feira uma vitrine e tornar a raça conhecida.

O presidente da Associação dos Caprinocultores do RS (Caprisul), Jônatas Breuning, destaca também o aumento do número de animais inscritos em cerca de 150%.

Além disso, observa que a raça boer atraiu mais criadores. Nessa Expointer, são 131 caprinos de três raças: boer (97), anglonubiana (18) e kalahari (16).

Entre os bovinos de corte, o destaque é para a raça bravon, que conquistou o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2020.

A bravon é resultante do cruzamento de animais Devon com zebuínos de corte. Serão cinco exemplares na exposição, três do criatório de Wanderley José Corona, de Anita Garibaldi (SC), e dois da Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas.

Também entre os bovinos de corte, há o retorno da raça shorthorn que não esteve na Expointer nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia. Serão sete exemplares dessa raça.

Raças que retornam à Expointer

Uma das raças que volta à feira depois de 14 anos é a lacaune, com três exemplares, de ovinos de leite. A última participação havia sido em 2008.

Os ovinos aumentaram a sua participação em 10% na comparação com o ano passado, tendo 892 animais inscritos de 15 raças. Os animais em maior número são texel, com 229 animais, e o texel colorido, com 114.

Entre os bovinos mistos, há o retorno da raça red poll, cuja última participação foi em 2019.

Nos zebuínos, teve a volta da raça sindi, com oito exemplares inscritos, que não participava da feira desde 2015. E nos equinos há o retorno do mangalarga marchador, com 11 animais, que desde 2017 não comparecia à Expointer.

Sair da versão mobile