Retirada da vacina contra aftosa: ‘RS já cumpriu 77% das recomendações’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Boi

Retirada da vacina contra aftosa: ‘RS já cumpriu 77% das recomendações’

Estado recebeu uma auditoria do Ministério da Agricultura nesta semana, para verificar se as medidas apontadas pela pasta anteriormente tinham sido tomadas

O Rio Grande do Sul continua na busca pelo status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Esta semana, o estado recebeu uma auditoria do Ministério da Agricultura, visando verificar se as recomendações feitas pela pasta anteriormente haviam sido atingidas.

De acordo com a superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande Do Sul, Helena Rugeri, o conclusão é de que o estado conseguiu atender 77% das 18 apontamentos. Ela destaca que se trata de um feito inédito, já que o plano da Secretaria da Agricultura do estado foi feito em maio.

Alguns pontos que ficaram faltando, como a capacitação dos pecuaristas, enfrentam dificuldades por conta da pandemia de Covid-19. “Mas as capacitações ainda não foram concluídas, mas estão acontecendo de forma virtual. O estado teve que fazer adaptações”, salienta.

Além do parecer do Ministério da Agricultura, o Rio Grande do Sul ainda aguardará uma posição da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) para ser reconhecido mundialmente com livre de aftosa sem vacinação.

Sair da versão mobile