As instituições financeiras no Brasil estão se comprometendo a promover a adoção de práticas sustentáveis pelos frigoríficos, com o objetivo de combater o desmatamento ilegal nas regiões da Amazônia Legal e Maranhão. A medida foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na última terça-feira (30).
Sobre o tema, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) afirma que apoia todas as iniciativas que aumentem os padrões de sustentabilidade em todos os elos da cadeia da pecuária brasileira e que, desde 2009, as indústrias do setor vêm implementando e aperfeiçoando sistemas de monitoramento de critérios socioambientais de seus fornecedores.
A associação também aponta que os frigoríficos são vistos por diferentes setores como um elo fundamental para que se imponha um ordenamento na cadeia produtiva da pecuária.
Diretor de sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio analisou os impactos da medida no mercado e ao meio ambiente.
“Não deve ser um esforço só dos frigoríficos. O setor financeiro tem que pôr a mão na massa”, disse. Confira a entrevista completa no Mercado & Companhia.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.