Foto de porco gigante de 340 kg viraliza nas redes sociais Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Foto de porco gigante de 340 kg viraliza nas redes sociais

O animal que estava prestes a ser carneado rendeu sete latas de banha, além de grande quantidade de carne e linguiça

A foto de um porco gigante prestes a ser carneado (ato de abater o gado e preparar a carne para secar) viralizou nas redes sociais.

A postagem feita por Giovani Grizotti do suíno que tem peso de 340 kg obteve mais de 13 mil curtidas, 2,8 mil compartilhamentos e 1,2 mil comentários no Facebook.

Segundo a postagem, o animal rendeu sete latas de banha, mais uma grande quantidade de carne e linguiça. Grizotti inclusive brinca na publicação que além das carnes, faria também torresmo.

Comentários

Nos comentários, vários perfis elogiaram o cuidado com o porco fazendo com que ele conseguisse chegar a esse tamanho.

“Parabéns foi muito bem cuidado, se precisar de alguém para ajudar a consumir só quero um torresminho”, escreveu um dos perfis.

Contudo, outras pessoas denunciaram a foto, acusando seus donos de serem cruéis com o porco por cria-lo durante tanto tempo e depois levá-lo ao abate.

“Misericórdia! Que cena horrível! Poderia dizer: tantos anos de sofrimento! Ser criado e assassinado ( certamente com muita dor, medo, etc) para que humanos tenham alguns minutos de paladar! Muito triste esta cena”, comentou uma leitora.

Porco com esse peso, é raro?

De acordo com o pesquisador Elsio Figueiredo, da Embrapa Suínos e Aves suínos de 340 kg são raros nos dias de hoje. Isto se deve porque vende-se a maioria dos suínos normalmente em peso de comércio (120 kg) e no máximo sete meses de idade.

Além disso, são também comercializadas e abatidas as porcas e os varrões que produzem os suínos comerciais. Estes representam uma pequena parcela em relação aos anteriores geralmente alcançando de 250 a 300 kg de peso vivo. Contudo não são animais terminados para produção de banha e sim abatidos quando a produção de leitões já não atende a produtividade esperada da porca.

Figueiredo ainda ressalta que existem raças nas quais os porcos são muito grandes, como Landrace, Large White e Duroc. Estes animais continuam crescendo e engordando se bem alimentados.

No caso deste porco, o pesquisador diz que o animal aparecendo na foto pode ser um Landrace ou Large White, ou híbrido dessas duas raças. Caso ele seja macho, castrado e engordado com a ração certa para engorda, ele produz essa quantidade de banha facilmente.

Veja ainda:

Sob supervisão de Luis Roberto Toledo*

Sair da versão mobile