Convênio 100: medida que eleva custo do agro será votada nesta semana Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Convênio 100: medida que eleva custo do agro será votada nesta semana

Secretários da Fazenda dos estados vão votar pela renovação ou não de medida que retirou ICMS sobre insumos agrícolas

O benefício fiscal que produtores rurais adquiriram sobre os insumos agrícolas pode estar em risco. Isso porque nesta quinta, 12, e sexta-feira, 13, em Curitiba (PR), os secretários de Fazenda dos estados vão decidir se o Convênio 100 será renovado ou não.

O convênio retira o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de insumos agrícolas dentro dos estados e dá desconto quando a movimentação é interestadual. Se os secretários decidirem pela não renovação do benefício, a cobrança do imposto começará a valer a partir de 30 de abril do próximo ano.

“O Convênio 100 reduz a base de cálculo do imposto do ICMS sobre insumos agropecuários, como rações, fertilizantes, defensivos, insumos em geral”, explica o coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon. 

Segundo ele, a CNA e as federações da agricultura dos estados estão atuando junto aos governadores e secretários de Fazenda dos estados para prorrogar a medida.

“Caso o convênio não seja prorrogado, o custo de produção do produtor rural vai subir na próxima safra. De acordo com estimativas da CNA, o custo de produção agrícola pode subir até 15% no milho em Mato Grosso e até 12% na bovinocultura de leite no Rio Grande do Sul”, comenta Conchon.

 

Sair da versão mobile