Paraná lança concurso para premiar melhores queijos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PRODUÇÃO VALORIZADA

Paraná lança concurso para premiar melhores queijos

A primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, idealizada pela Federação da Agricultura do estado, contou com a participação de mais de 300 produtores

Em uma iniciativa para dar visibilidade e valorizar a atividade leiteira, o estado do Paraná lançou na quinta-feira (1º), Dia Mundial do Leite, o concurso para eleger os melhores queijos produzidos na região. A primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, idealizada pela Federação da Agricultura do estado, contou com a participação de mais de 300 produtores, competindo em dezesseis categorias de queijos.

Os jurados avaliaram os produtos com base em critérios técnicos e sensoriais. Alexandre Felipe Galo, que recentemente assumiu a gestão da produção colonial dos pais e expandiu para uma agroindústria, comemorou a conquista do selo SUSAF, que permite a venda dos produtos em todo o estado. “Agora assumi a responsabilidade do laticínio e estamos buscando ampliar nosso mercado e tornar o queijo reconhecido”, afirmou.

O Paraná produz cerca de 4,5 bilhões de litros de leite por ano, o que equivale a aproximadamente 12 milhões de litros por dia. Deste volume, cinco milhões são destinados à produção de queijo. Com o concurso, o objetivo é aumentar a visibilidade desses produtos, que agregam valor à atividade leiteira. “No estado do Paraná, produzimos de 500 a 600 toneladas de queijo por dia em pequenas, médias e grandes queijarias. É justo que façamos uma promoção para que nossos queijos sejam mais conhecidos e tenham reconhecimento de qualidade”, explicou Caroline Marques da Silva, coordenadora estadual de agroindústria Instituto de Desenvolvimento Rural do estado.

Mais de 200 produtores da agricultura familiar foram capacitados pelo instituto, e cerca de 100 famílias participaram do concurso. A capacitação abrangeu desde a alimentação animal até a gestão financeira, tecnologia de produção e colocação dos produtos no mercado. A alimentação dos animais, por exemplo, pode influenciar no aroma e no sabor do queijo, por isso os produtores receberam orientações sobre como personalizar seus produtos.

Após diversas avaliações, o queijo vencedor do Paraná foi o parmesão da Frimesa, produzido na cidade de Marechal Cândido Rondon. Além do prêmio principal, o concurso também premiou outros 98 participantes nas categorias bronze, prata, ouro e superouro. O evento ainda realizou um sorteio de uma viagem para a França, sendo o ganhador representante dos produtores das cidades de Cantagalo e Nova Laranjeiras.

“A premiação agrega um valor significativo e traz credibilidade. Estamos muito felizes e desejamos que a viagem para a França seja um sucesso”, concluiu Roberto Carlos de Oliveira, presidente Associação dos Produtores de Queijo e Derivados de Leite da Região Centro do Paraná (Aproleq).

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile