Preços do lácteos ensaiam pequena reação em janeiro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Preços do lácteos ensaiam pequena reação em janeiro

Apesar da demanda interna fraca, o cenário de queda nos preços se reverteu devido à alta na cotação internacional dos lácteos

Os preços dos lácteos no mercado atacadista tiveram pequena reação na segunda quinzena de janeiro, principalmente os leites UHT e em pó, segundo o Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite.

O mercado de queijo muçarela e o leite no mercado spot tiveram um janeiro ainda fraco, mas, no início de fevereiro foi registrada uma pequena alta.

Apesar da demanda interna fraca, o cenário de queda nos preços se reverteu devido à alta na cotação internacional dos lácteos, o baixo volume de leite via importação, a produção relativamente mais baixa de leite devido à piora na rentabilidade dos produtores e um horizonte de entressafra se aproximando.

No varejo, os lácteos também registraram pequena elevação: leite UHT: 9,9% (sobre janeiro 2021) e 3,2% (sobre dezembro 2021); leite em pó: 9,0% (sobre janeiro 2021) e 4,3% (sobre dezembro 2021); muçarela: 4,4% (sobre janeiro 2021) e 1,6% (sobre dezembro 2021); leite Spot: 4,0% (sobre janeiro 2021) e 2,4% (sobre dezembro 2021).

Divergência

Em janeiro/22, o preço do leite ao produtor ficou relativamente estável na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de fevereiro, os Conseleites indicaram movimentos distintos.

Paraná mostrou alta de 0,4% e Minas Gerais queda de 0,8%. Em Minas Gerais, a referência do Conseleite não incluiu a alta dos lácteos na segunda quinzena de janeiro, pois a reunião é mais cedo.

Ração

O clima alterou o cenário para as cotações de milho, soja e custos de produção de leite.

O plantio da safra 2021/22 iniciou bastante positivo, mas o clima seco e as altas temperaturas na região sul do Brasil mudaram o cenário.

Na Argentina também a estimativa é de quebra de safra, o que deixa o quadro mundial de estoques mais ajustados. Neste sentido, o milho e o farelo de soja, cujos preços estavam em trajetória declinante até dezembro/21, voltaram a subir.

No lado macroeconômico, o Real registrou ligeira valorização em janeiro frente ao dólar. Já as projeções de crescimento econômico do Brasil para 2022 são ruins, com a última estimativa de PIB em torno de 0,30%, o que daria uma renda per capita recuando.

lácteos
Foto: Ministério da Agricultura
Sair da versão mobile