Giro do Boi: Pecuarista aposta em parto gemelar de olho na valorização do bezerro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Giro do Boi: Pecuarista aposta em parto gemelar de olho na valorização do bezerro

Segundo o produtor, a técnica é mais normalmente usada em rebanhos leiteiros, mas tem uma demanda potencial muito maior para o gado de corte com a popularização da pecuária intensiva

Na Fazenda Santo Antônio, propriedade do engenheiro agrônomo e pecuarista Carlos Freitas localizada em Ji-Paraná, Rondônia, um bezerro é pouco e dois bezerros está bom demais! A propriedade aposta desde 2010 em um programa de reprodução que incentiva o parto gemelar para aumentar a massa corporal de bezerro nascida e desmama por vaca exposta à reprodução de olho na valorização dos animais de cria. O produtor esteve no estúdio do Giro do Boi para falar a respeito do sistema.

Segundo Freitas, a técnica é mais normalmente usada em rebanhos leiteiros, mas tem uma demanda potencial muito maior para o gado de corte com a popularização da pecuária intensiva. “Então em 2010 nós iniciamos. Nós iniciamos com 35% de índice de fertilidade, em dois anos pulamos para 42% e hoje estamos com 67% do nosso rebanho com parição gemelar”, revelou o criador.

Conforme assegurou o produtor, a técnica não é complexa, sendo que as principais exigências ocorrem depois da gestação – um manejo sanitário adequado e manejo nutricional que viabilize a desmama de um bezerro pesado. “A técnica em si não é tão minuciosa. […] Nós trabalhamos com uma genética direcionada ao gemelar e o nosso diferencial é o manejo. Nós desenvolvemos protocolos específicos para o parto gemelar e esse índice veio crescendo ano a ano. Hoje tanto a nossa equipe de campo quanto a nossa equipe está com foco totalmente voltado para essas questões”, disse.

Freitas informou que já utiliza 200 vacas de seu plantel no programa de parto gemelar e pretende continuar aumentando o desafio até que todas as suas fêmeas sejam desafiadas.

Quer saber mais sobre a propriedade do Carlos Freitas e da técnica adotada por ele? Confira a matéria completa no site do Giro do Boi!

Leia também!

Pecuarista, sua fazenda tem cultura organizacional?

12 passos para melhorar a gestão de pessoas em fazendas de pecuária

O que é bezerro do cedo, como produzir e por que ele é melhor pra fazenda?

Como transformar sua fazenda em uma máquina de colher bezerro – e dinheiro?

Sair da versão mobile